O sistema de arrefecimento é responsável por medir e equilibrar o calor do motor em uma temperatura segura, nem muito frio, nem muito quente - geralmente, entre 75ºC a 110ºC, a depender do fabricante. Também não é desejável que o motor funcione muito frio, devido a que isso acelera o desgaste de peças, aumenta o consumo de combustível e lubrificante, entre outro. Por isso, pelas manhãs, ou após longos períodos em que o motor ficou desligado, é importante deixar o motor atingir sua temperatura de funcionamento antes de querer exigir mais dele, evitando aceleradas fortes e giro elevado até ele atingir a temperatura adequada.
Para que isso aconteça, são necessários sete componentes diferentes que, junto da água, criam um ciclo de resfriamento: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha.
Cada um deles tem um papel essencial - e garantir que todos estão em pleno funcionamento aumenta a vida útil das peças presentes no carro.
Saiba os cuidados com sistema de arrefecimento.- TotalEnergies
De maneira simples, para entender como funciona o sistema de arrefecimento, basta ter em mente que a água percorre e resfria a temperatura do motor por meio de uma troca de calor entre o veículo e o líquido. Mas isso só é possível graças à atuação conjunta dos componentes.
O papel dos principais componentes do sistema de arrefecimento
Tudo começa com a bomba d’água: é ela quem “pega” a água que está acumulada no reservatório e a faz circular pelo sistema do carro. Então, a válvula termostática mantém o líquido “preso” e em contato com o bloco do motor para garantir a temperatura ideal.
Quando isso acontece, a válvula se abre para que a água saia desse espaço e inicie um novo ciclo: o de resfriar o líquido que veio aquecido do motor. Isso acontece no radiador - componente do carro que permite o contato do ar da atmosfera com a água, diminuindo assim sua temperatura.
Esse processo é ainda mais rápido porque o radiador conta com o apoio de um mini ventilador chamado de ventoinha. Quando o resfriamento é finalizado, esse mesmo líquido retorna para o reservatório e está pronto para recomeçar o ciclo.
O sensor de temperatura, como o próprio nome já indica, é o que informa a temperatura da água ao módulo de comando, acionando a ventoinha quando necessário.
O aditivo é um líquido antiespumante, anticorrosivo e anti-incrustante que tem como principal função fazer com que a água do carro não ferva e nem congele. Além disso, esse componente também é essencial porque evita a oxidação das peças que terão contato com o líquido, garantindo a lubrificação do sistema de arrefecimento de maneira segura.
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Conteúdo retirado do site Totalenergies
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